sexta-feira, 26 de março de 2021

Tristeza




"A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar*", disse-me um amigo próximo.

Começa devagar, como um pontinho de terra que aparece no gramado e passa despercebido. Uns dias mais e percebemos tratar-se de um formigueiro. Por fora parece apenas um montinho de terra, por dentro possui corredores profundos e extensos.


A tristeza que ganha força faz buracos na alma, como um formigueiro debaixo da terra. Ela mata aos poucos, um pouco por dia e se cresce livremente, chega ao ponto de matar.

Depressão é coisa séria.


Esse mesmo amigo me disse: "vigiem". Estejam atentos aos primeiros sinais. Não deixem a tristeza criar raízes profundas. Peçam ajuda antes que se torne mortal.


Esse meu amigo passou por isso e pode ajudar. Jesus conheceu a tristeza mortal e a venceu. Fale com Ele. 


Em tempo: remédios e ajuda profissional também são ferramentas de Deus para tratar depressão.


*Essa fala de Jesus está em Marcos 14.34


Se você gostou desse texto, compartilhe ou envie para alguém que gostaria de ler esse post!


Escrito por Aline Cândido


sexta-feira, 5 de março de 2021

Sobre tempos difíceis


Hoje ao acordar resolvi escovar os dentes com uma pasta de dente infantil que estava sobre a pia. Fechei os olhos e fui imediatamente transportada para o banheiro da casa dos meus pais, uns 30 anos atrás. Me vi criança abrindo o armário que tinha um espelho e pegando a pasta de dente cujo sabor tutti-fruti era o mesmo dessa que usei hoje.


Quantas memórias nosso cérebro guarda! Memórias que estão conectadas à todos os nossos sentidos = visão, audição, tato, paladar e olfato.

Os nossos sentidos nos transportam através dos anos viajando entre as memórias… algumas boas e outras ruins.


Melancólicos tem tendência a remoer o passado e ruminar memórias. Mas como disse o profeta Jeremias em seu livro Lamentações:


"Lembro-me também do que pode me dar esperança! Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã. Grande é a sua fidelidade. Digo a mim mesmo: a minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança." Lamentações 3.21-24


É a essa memória que eu quero dar vida todos os dias: 


Grande é o amor do Senhor por mim. Suas misericórdias se renovam a cada manhã, independente do tempo que estamos vivendo.


Escrito por: Aline Cândido


quinta-feira, 4 de março de 2021

Comunicação imperfeita

 


No começo Adão e Eva moravam no Jardim do Éden, junto com Deus, e todo fim de tarde Deus vinha bater um papo com eles. Imagino que o acesso a Deus era total - criador e criatura viviam juntos. 

Um dia será assim novamente. Voltaremos a estar na presença de Deus, sem culpas, sem vergonha e conversaremos com Ele face a face. Mas enquanto isso não acontece, oramos.

Às vezes a oração parece uma correspondência que você envia e não sabe se chegou. Às vezes parece um e-mail (ou um fax, para os mais antigos), que você envia e logo recebe a confirmação de recebimento. Raras vezes a oração se assemelha a um chat online, onde trocamos palavras dos dois lados instantaneamente.

Talvez por isso tenham tantas passagens bíblicas nos alertando para perseverarmos na oração. "Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos" Colossenses 4.2. 
"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." Romanos 12.12.

Deus está ouvindo. Do lado de cá da eternidade, continuamos podendo acessar o Pai (e isso só por causa de Jesus). Ainda que pareça que a comunicação é falha ou não chegue, ela chega. E Deus ouve… e responde.

"O Senhor viu o meu sofrimento, ele guarda todas as minhas lágrimas, está tudo registrado no seu livro." Salmo 56.8

"Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele a fim de ganhar sabedoria." Daniel 10.12

Escrito por Aline Cândido

terça-feira, 2 de março de 2021

MARTA, TÃO MARTA!



Há muitos anos eu era responsável pela edição e impressão do jornalzinho da igreja, chamado O Verbo. Eu era recém convertida e não sabia muito sobre as "regras" da religião. 

Um irmão da igreja (hoje um amigo muito querido - será que ele vai ler este texto e lembrar disso?), me advertiu para que eu escrevesse as referências bíblicas separando capítulos e versículos com pontos e não com dois pontos. Ele me explicou que geralmente os católicos separam com dois pontos (Exemplo: Lucas 10:41) e os evangélicos separam com um ponto final (Lucas 10.41). 


Um detalhe IMPORTANTE porém não ESSENCIAL.


Olho para minha vida hoje, tão ocupada, com tantas demandas IMPORTANTES - marido, filhos, trabalho, igreja, casa, comida, roupa, estudos... e fico realmente frustrada quando leio aquela passagem bíblica sobre Marta e Maria:


"Respondeu o Senhor: 'Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas, todavia apenas uma é NECESSÁRIA. Maria escolheu a BOA PARTE, e esta não lhe será tirada." Lucas 10.41-42


Me sinto eternamente Marta - cansada, ocupada, frustrada, sempre pronta a… reclamar.


A vida é muito dinâmica para caber na minha planilha e é claro que no fim dos meus dias, a conta nunca fecha. Nunca vai fechar!


Por isso admiro tanto Maria, que por si só escolheu a boa parte! Nem precisou de conselhos, de estudar as escrituras, de errar para aprender com os erros… ela simplesmente escolheu a boa parte! Aquela que nunca pode ser roubada, tirada, destruída.


Jesus, francamente dizendo… admito: eu não sei escolher a boa parte. Me sinto Marta! Tão Marta! E apesar de saber essa passagem de cor, não consigo por mim mesma vivê-la na prática! Me ajude a ser como Maria! 


Escrito por Aline Cândido