domingo, 14 de fevereiro de 2021

PRESENÇA



"Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás, se descer ao mundo dos mortos, lá estás também." Salmo 139.7-8


Estamos morando em Florianópolis, lugar cercado de natureza! A cada esquina é possível observar os caprichos da criação de Deus. Pequenas e coloridas flores. Folhas de variados tipos. Pássaros e suas cantorias matinais. Montanhas, dunas, ilhas, o mar… 

Ah, é muito fácil enxergar Deus na criação! É muito fácil se maravilhar com ela e dar louvores a Ele!


Mas Davi disse no Salmo 139 que Deus está em todo lugar. Por todos os lados. No alto céu, na sepultura debaixo da terra. Ao meu redor.


Não há lugar no mundo que Deus não habite. O ser humano pode até tentar, mas não consegue "expulsar Deus" de nenhum lugar. Nem construindo uma selva de concreto, poluindo o ar e os rios, destruindo a natureza… Deus continua presente… Ele permanece.


Ainda que nossos olhos possam ter mais dificuldade para enxergá-lo longe da natureza, Ele continua presente. E sua presença preenche cada canto de cada lugar.


Você consegue sentir?



Escrito por Aline Cândido

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Vulnerabilidade

 


Lembro-me bem daqueles dias. Passei o dia todo organizando pastas, fazendo backups e limpando os HDs do computador do meu trabalho. 

Como uma boa organizadora, eu não me contentava em apenas deletar os arquivos e enviá-los para a lixeira. Eu deletava os arquivos permanentemente para economizar tempo e não ter que esvaziar a lixeira depois. 

Sem querer eu deletei a pasta errada e um projeto inteirinho sumiu sem deixar rastros!

Quando eu vi aqueles arquivos evaporarem da tela me deu um frio na espinha!

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi guardar segredo. Ora, era um projeto antigo que já tinha sido concluído há anos… ninguém ia dar falta daqueles arquivos!

Assim fiz, permaneci calada, escondendo o fato. Mas eu tinha me convertido há pouquíssimo tempo e acho que Deus estava usando cada situação para me ensinar sobre o Seu amor.

Dias depois meu chefe me pediu para localizar aqueles arquivos antigos. Gelei! "Não é possível que entre tantos arquivos velhos ele vai querer justo os que eu deletei?"

Suei frio, pensei, tive dor de estômago, orei e depois de um tempo decidi falar a verdade e assumir a responsabilidade.

Confessei meu erro e me dispus a refazer os arquivos (mesmo sem saber como eu conseguiria fazer aquilo!).

Foi então que eu experimentei o perdão. Meu chefe viu minha vulnerabilidade e perdoou meu erro - sem bronca, sem explosões, sem lamentações - apenas perdoou e informou o cliente de que não tínhamos mais os arquivos. Simples assim!

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar e nos purificar de toda injustiça." 1Jo 1.9

Confessar um erro talvez seja uma das coisas mais difíceis para o ser humano. Assim como Adão e Eva fizeram, nós também tendemos a culpar os outros e arrumar desculpas para justificar nossos erros. Mas assumir a responsabilidade e confessar nossos erros é o primeiro passo na vida de fé.

Quando aceitamos Jesus e confessamos nossos pecados assumindo nossa responsabilidade, algo incrível acontece! Jesus assume a responsabilidade por nós também!

O perdão está disponível! A gente só precisa dar o primeiro passo - um passo de coragem e humildade.

"O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado." Pv 29.23

Escrito por Aline Cândido

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

EM VOZ ALTA


"Em alta voz clamo ao Senhor, elevo minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia" Salmo 142.1


Numa tarde fria de domingo terminei de lavar a louça do almoço e saí para uma caminhada. 


Os pensamentos em minha mente eram tantos e estavam tão emaranhados, que eu tinha a sensação de que eles atrapalhavam a minha vista.


Deixei para trás três crianças agitadas nas mãos do marido e parti. Poucos passos depois cheguei à praia e quando me vi sozinha diante do mar, irrompi num choro cansado.


Tive que orar em voz alta para que aos poucos os pensamentos em minha mente se ordenassem. Desembaraçando-se um a um, foram entrando em fila para sair pela minha boca.

Eu sentia meu coração acelerado e as lágrimas descerem pelo meu rosto. O vento forte contrário a mim desafiava minha decisão por aquela caminhada. Mais do que isso, pela minha decisão em elevar a voz e clamar a Deus!


Quantas vezes no dia-a-dia engolimos seco e guardamos "em silêncio aparente" o barulho das angústias do nosso coração?


Depois de andar alguns metros e "vomitar" minhas angústias diante de Deus, agradeci por ter tido esse momento e esse lugar para falar em voz alta com meu Deus.


Quando Davi fez essa oração do Salmo 142, ele estava numa caverna. Mas suas palavras também foram as minhas naquele dia na praia:


"Em alta voz clamo ao Senhor, elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia. Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. Quando meu espírito desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir". Salmo 142.1-3


Orei assim e voltei pra casa... completamente diferente de quando saí.



Escrito por Aline Cândido

---

Ei, você que chegou até o fim dessa leitura! Poderia responder esse e-mail e me dar um "oi"? Gostaria de saber quem realmente lê esses e-mails e também gostaria de perguntar: você prefere ler essas reflexões em e-mails ou no Instagram?

Obrigada!