quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Corrupção



Começa com uma gota. Se a torneira continuar pingando, no fim do mês veremos o “estrago” na conta de água.

A corrupção começa quase imperceptível até atingir grandes proporções. A igreja que nascia em Atos era pura: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (Atos 2.42-47).

A descrição acima é de uma igreja em perfeita harmonia, porém, a igreja é feita de homens e três capítulos a frente já se viam sinais de corrupção INDIVIDUAL que, se não tivesse sido corrigida, afetaria toda a igreja (estou falando de Ananias e Safaria – em Atos 5).

Ananias seduzido pelo dinheiro “permitiu que Satanás enchesse seu coração” e mentiu ao Espírito Santo e a Pedro (Atos 5.3). Mas que outras corrupções individuais podemos citar que são quase imperceptíveis mas no final das contas são responsáveis por um grande abalo nas estruturas da igreja? Talvez uma “fofoquinha santa”, um DVD pirata, sexo ilícito (“o que é que tem de mal, se ninguém está vendo, né?”), um problema com um irmão que não foi resolvido, orgulho humano, falar palavrão, ter um mau comportamento e até deixar de lado o primeiro amor por Deus. Esta última foi uma das corrupções apontadas por João em Apocalipse 2.4, quando escreveu à igreja de Éfeso: “Contra você, porem, tenho isto: abandonou o seu primeiro amor”.

Depois de Atos, todas as cartas do Novo Testamento foram escritas para corrigir as corrupções da igreja. Todos nós abrimos espaço para “pequenas corrupções” no dia-a-dia, mas são essas pequeninas coisas que causam rachaduras no edíficio (o corpo, a igreja) e que se não forem corrigidas levam a construção ao chão.

Já corrigi corrupções em minha vida porque recebi o alerta lendo a bíblia ou por meio de alguém que apontou meu erro com amor. Cada um de nós é responsável por agir corretamente. Não estamos sozinhos no mundo, nossos atos influenciam os que estão ao nosso redor e principalmente os que estão ligados a nós, no corpo de Cristo.

“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3.19-20)

O que está errado na sua (e na minha) vida hoje que pode quebrar a harmonia do corpo de Cristo?

Aline Cândido

Nenhum comentário: