terça-feira, 27 de outubro de 2009

Seu trabalho, suas conquistas



Você trabalhou o ano todo, deu um duro danado e conseguiu atingir seus objetivos. Comprou um carro, uma casa, algo que você queria e batalhou para conseguir.

"Parabéns você conseguiu!" ou "Graças a Deus que, dia após dia, nos enche de benefícios!"?

"Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das Luzes, que não muda como sombras inconstantes" (Tiago 1.16-17).

Salomão foi o homem mais sábio do mundo e no livro de Eclesiastes ele registrou suas reflexões sobre o homem e o trabalho. Veja a conclusão dele: "Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus" (Eclesiastes 3.13). Ou seja, o homem deve desfrutar do resultado do seu trabalho, mas até isso é um presente de Deus. Você trabalhou e conseguiu (sim!), mas porque Deus permitiu e concedeu isso a você como um presente.

"Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama" (Salmo 127.1-2).

Às vezes nos orgulhamos tanto dos nossos feitos e nos esquecemos da soberania de Deus e de sua influência em nossas vidas.

"Quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus" (Eclesiastes 5.19)

Exercitar a memória é a melhor maneira de ser grato e humilde perante Deus. O conselho para o povo judeu em Deuteronômio 6.10-13 também vale para nós nos dias de hoje:

"O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados... dar a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram, com casas cheias de tudo o que há de melhor, de coisas que vocês não produziram, com cisternas que vocês não cavaram, com vinhas e oliveiras que vocês não plantaram. Quando isso acontecer, e vocês comerem e ficarem satisfeitos, tenham cuidado! Não esqueçam do Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão. Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome."

"Nunca me deixes esquecer, que tudo o que tenho, tudo o que sou, e o que vier a ser, vem de ti Senhor!" (Ana Paula Valadão)

Aline Cândido

Um comentário:

Guilherme Arruda disse...

Muito bom o post... talvez caiba ainda o versículo:

Dt 8.18: Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque Ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.

Se temos sequer força para enriquecermos, é porque Ele nos dá. E isso a qualquer pessoa pois é graça comum dentro de sua soberania.