quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ele ainda fala. Você ouve?




“Como Deus fala com você?”. Ouvi essa pergunta de uma amiga e passei vários dias pensando sobre o assunto.

Acho que todo mundo gostaria de ter uma experiência como a do personagem do livro A Cabana. Na história, Deus marcou um encontro com Mack, e ele pôde falar pessoalmente com Deus. Já pensou como seria isso?

Moisés soube. “Deus disse: Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonhos. Com o meu servo Moisés é diferente... eu falo com ele face a face, claramente, e não por meio de comparações; ele até já viu a minha forma!” (Números 12.6-8). Sem dúvida deve ser uma experiência tremenda, mas Deus também fala conosco de outras maneiras “menos comuns”.

O autor de Hebreus diz: “Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho” (Hebreus 1.1). Além de usar sonhos, visões e enigmas, Deus também falou através de Jesus. Em João 14.9, Jesus disse: “Quem me vê vê também o Pai”. Ouvi-lo era como ouvir o próprio Deus falar.

Mas Jesus não está mais entre nós, e agora? Depois que ressuscitou e subiu aos céus, Ele enviou o Espírito Santo. E até hoje o Espírito Santo fala àqueles que o buscam e tornam-se sensíveis à sua voz.

Na minha opinião, uma das maneiras mais curiosas que Deus usa para falar conosco, é através da bíblia. Deus nos faz compreender a nossa vida (ou o momento que estamos vivendo) através das Escrituras.

Foi através das Escrituras que os judeus identificaram que Deus mandaria um Messias. Foi orando e lendo as Escrituras que Pedro entendeu que, a traição de Judas e a morte de Jesus, tinham que acontecer para se cumprir o propósito de Deus.
“Meus irmãos, tinha de acontecer aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, disse nas Escrituras Sagradas a respeito de Judas” (Atos 1.16).
Inspirado por Deus, Davi havia escrito:
“Até o meu melhor amigo, em quem eu tanto confiava, aquele que tomava refeições comigo, até ele se virou contra mim” (Salmo 41.9).
Buscando um pouco mais, Pedro entendeu, através das Escrituras, que eles deveriam colocar um substituto no lugar de Judas.
“Que outra pessoa faça o trabalho que ele fazia!” (Salmo 109.8).

No capítulo 2 de Atos, Pedro citou várias partes das Escrituras que revelavam exatamente a situação que eles estavam vivendo no momento (versículos 16-21, 25-28, 31, 34-35). Deus usou textos antigos para falar no presente.
 
Isso já aconteceu com você? Deus já te mostrou na bíblia passagens que revelavam literalmente o momento que você estava vivendo? O Espírito Santo ainda interpreta e aplica as Escrituras continuamente nos dias de hoje. Mas isso exige de nós que busquemos a Deus em oração e sejamos perseverantes.

Vejo que a bíblia é como um tesouro escondido. Só quem busca a fundo e persiste em oração consegue encontrar as maiores joias que Ele reservou para nós.

“Se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece” (Jeremias 33.3).

Aline Cândido

3 comentários:

Vitor Cid disse...

Aline, sensacional reflexão!

Aliás, a maneira como Deus fala através das escrituras ainda é algo que me fascina. As escrituras são vivas e são dinâmicas, ao entender estes conceitos podemos relacionar e explicar tantas coisas que acontecem ao nosso redor. Isto é ótimo!

Continue assim, ótimos devocionais!

Beijo

Aline Cândido disse...

Obrigada Cid!

Queria dar alguns exemplos que já aconteceram comigo, mas o texto ia ficar muito grande. Vou deixar pra compartilhar no núcleo.
abs

Aline

Vitor Cid disse...

Ah... eu não sou do seu núcleo! Aí não vale, tem que compartilhar!

Faz uma autobiografia devocional =)