sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

O poder na sua boca




Eu estava no meio da natureza, entre o mar e o morro coberto pela Mata Atlântica. Saí pra caminhar cedinho, aproveitando o sono pesado dos outros ocupantes do quarto (leia-se filhos e marido). 
Convidei Deus para um passeio e parece que Ele foi mesmo comigo. Coincidentemente naqueles dias eu tinha relido os textos que descrevem a criação do mundo:

“No princípio… a terra era sem forma e vazia… então Deus DISSE: ‘Haja luz’, e houve luz.” Gênesis 1.1-3

Deus DISSE… e assim tudo foi criado: luz, terra, céu, mares, vegetação, animais, estrelas e o próprio ser humano. Continuei caminhando pela praia olhando e admirando a paisagem, quando saltou na minha mente a seguinte frase escrita por uma amiga: “Imagine ter uma voz que faz com que as coisas aconteçam? Que palavra poderosa!”. 

Também me veio à mente um outro versículo: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós.”(Gênesis 1.26).

Liguei uma frase à outra e me questionei: já que somos feitos à imagem e semelhança de Deus, será que nossa palavra também tem poder?

Parece que sim! Não esse poder de criar coisas materiais do absoluto zero apenas dando uma ordem, feito mágica, mas a nossa palavra tem poder para construir ou destruir preciosidades. Palavras são sementes. Palavras são eternas!

Com nossas palavras podemos construir bons relacionamentos com as pessoas ao nosso redor, ou talvez destruir esses mesmos relacionamentos se não fizermos bom uso delas.

Pense: quando foi a última vez que você recebeu um elogio, e qual foi o efeito desse elogio em você? 
Agora pense, quando foi a última vez que você elogiou alguém? Pense também nas vezes em que você ficou calado, sem se posicionar. 

Perto de você certamente tem alguém que está sendo abençoado pelas suas palavras. Também deve ter alguém que está sendo prejudicado por elas. E pode ser ainda que a pessoa ao seu lado esteja minguando pelo seu silêncio. Palavras alimentam. A ausência delas causam fome, desnutrição, principalmente naqueles que mais amamos e que nos são mais próximos! 

O que estamos construindo, destruindo ou deixando de construir pelas nossas palavras?

“A língua tem poder para trazer morte ou vida” Provérbios 18.21

“Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.” Efésios 4.29

Como você vai usar esse superpoder hoje?

Aline Cândido


Nenhum comentário: