terça-feira, 28 de agosto de 2012

Discipulado - A Maternidade Espiritual







A transferência do manto de Elias (que é o profeta mais velho) para Eliseu (seu sucessor) é um ótimo exemplo de um relacionamento entre o mestre e seu discípulo.
Nas escrituras, aqueles que têm sabedoria compartilham com aprendizes, juntando suas próprias experiências.
Tem uma história linda entre Noemi que ensinou sua nora viúva sobre a complexidade da lei judaica daquela época. Ela ajudou Rute a se casar novamente e fazer parte da linhagem do Messias (Rute 3-4).
Mordecai guiou Ester no meio das traições da corte persa para salvar a vida do povo de Deus (Et 2-7).
Isabel, prima mais velha de Maria mãe de Jesus, foi sua conselheira nos primeiros meses de gravidez (Lc 1.39-56).
As mulheres da igreja tem um papel especial de conselheiras. As mais velhas são desafiadas a ter como aprendizes as mais jovens ou menos experientes (Tt 2.1-5).
Esse processo de educação espiritual podemos chamar de “maternidade espiritual”.
Discipulado, um ministério positivo e importante.

Fonte: Bíblia da Mulher / Enviado por Karina Oliveira

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Maridos - casamento com um não-cristão


As escrituras providenciam um incentivo muito prático para as esposas de maridos não-salvos:
- Ganhá-los sem palavras. Não pregue a um marido incrédulo. Ele não pode entender verdades espirituais (2Co4.4;1Pe3.1-4). A regeneração é um trabalho do Espírito Santo. Deus deseja que todos se arrependam (2Pe 3.9).
- Cultivar um espírito manso e gentil. Uma esposa salva, algumas vezes, não concorda com o marido não-salvo. Você pode não concordar, mas isso nunca deve ser motivo de discórdia. Evite agitação e grosserias. Concentre-se em ser a melhor esposa possível. Relaxe e sinta-se bem com seu marido. Não o condene. Reflita o amor de Deus por meio de seu caráter puro e generoso em relação a ele.
- Seja submissa em amor. Demonstre amor e respeito por seu marido. Entretanto, a submissão não exige que você concorde em se comprometer com atitudes pecaminosas nem em viver com medo (2Tm 1.7). Caso seu marido maltrate você ou seus filhos de maneira perigosa, procure a proteção das autoridades.
- Ore pela salvação de seu marido. Enquanto a salvação dele não é garantida, sua Fé e orações agem como elemento catalisador, obstruindo a atuação de Satanás e abrindo o coração de seu marido para o Espírito Santo (At 16.31).
A Bíblia da mulher
Enviado por Karina Nascimento

domingo, 12 de agosto de 2012


"Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça." Isaías 42.3

Deus é lindo não é? Eu acho. Semana passada escrevi uma carta pra Jesus, dizendo que minhas esperanças estavam indo pelo ralo e Jesus respondeu. Meu Deus é vivo! Não há como não ouvi-lo e conhecer sua vontade se o buscarmos de todo coração. Aliás, a própria Palavra diz: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim e eu os ouvirei. Vocês procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" (Jeremias 29.11-13).

É assim que estou me sentindo agora: Deus me ouviu e falou comigo! Ele não apaga o pavio que está fumegando, ao contrário, assim como nós, numa festa de aniversário, ficamos torcendo para que a vela do bolo acenda outra vez, assim é Deus conosco. Ele não só torce, mas age para que nosso pavio não se apague, mas se acenda outra vez e ainda ilumine o caminho de outros (por que não?).

Há tanto para aprender e viver. Não há como medir o poder de Deus! Minha oração hoje é que Deus trabalhe em minha vida e na vida das pessoas que eu amo. O Tomé ficou lá atrás, hoje tenho certeza de que Deus fará.

"Sei que Deus fará um caminho onde não há. Não posso ver seu operar, mas o caminho ele fará" (Música God will make a way - Don Moen).


Aline Cândido

domingo, 5 de agosto de 2012

Carta aberta a Jesus

Boa noite Jesus, tudo bem? Aqui quem fala é Tomé. Na verdade sou eu, Aline, nos conhecemos há mais ou menos 12 anos.

Na época eu agi como André. Quando João Batista mostrou a ele o caminho dizendo que o Senhor era o Cordeiro de Deus, André te seguiu sem olhar para trás (João 1.35-40).

Também agi como Maria, sentando-me aos pés do Senhor e ouvindo o que tu me ensinavas (Lucas 10.39).

Aprendi muito, minha vida mudou, eu mudei. E assim como Pedro eu falei: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus" (João 6.68-69).

Sonhei, imaginei o futuro. E meus sonhos não eram tão malucos como os de José (Gênesis 37.5-11).

Busquei, orei, me coloquei em tuas mãos. Quisera eu ter a paciência e a fé de Jó, mas hoje, quem escreve essa carta, a escreve como Tomé (João 20.24-25).
Não me orgulho disso, mas preciso ser verdadeira contigo: está difícil crer.

Ajuda-me a não olhar as circunstâncias mas sim à ti, para que eu não me desespere em meio à tempestade (Mateus 8.23-27). Afinal meus sonhos não são tão difíceis quanto curar um cego de nascença (João 9) ou multiplicar pães e peixes para alimentar uma multidão (João 6).

Bom, pensando bem, talvez seja como transformar água em vinho (João 2), mas nada é impossível para ti.
Ajuda-me! Quero crer para ver!

"O Senhor o guiará constantemente, satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam." Isaías 58.11

Aline Cândido

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aparência - a formosura que nunca acaba








Nós, filhos de Deus, que somos a imagem e semelhança dEle, deveríamos nos cuidar sendo como uma carta conhecida e lida por todos os homens (2Co 3.2-3). É nossa responsabilidade cuidar do nosso corpo com princípios básicos como: manter uma aparência limpa, bonita, higienizada, saudável e apropriada em todas as ocasiões (lazer, trabalho, reuniões, em casa, na academia, etc).
Negligenciar sua aparência pode diminuir sua eficácia na obra de Deus, visto que as escrituras descrevem seu Corpo como um campo de batalha do Espírito Santo (1Co 3.16-17;6.19-20). Quero dizer que o que é bom conservado internamente é manifesto externamente, “Por que como imagina a sua alma, assim ela é;...” (Pv23.7).
Nas mulheres a “postura” é essencial para representar a Cristo. Elas são admoestadas a adornarem seu exterior e também usarem o adorno que reflete o que há dentro delas, “...seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus (1Pe 3.4)”. Estilo e beleza não precisam fazer concessões. Podemos ter estilo com modéstia e talento.
Nos homens as boas maneiras fazem parte de sua imagem total. As considerações com opiniões, sentimentos, atitudes, educação e classe social são oportunidades de refletir o caráter dos “Frutos do Espírito”. São nessas áreas que podem dar testemunhos de Cristo.
Os cristãos são assistidos e observados de perto e, a maneira como os outros interpretam suas atitudes, ações e palavras determinará em grande extensão, a forma que encaram a Cristo.
Quantos maridos chamam as suas esposas de “burras” na frente de pessoas que não são cristãs? Quantas esposas não são submissas a seus maridos na presença de estranhos? Quantos homens e mulheres vivem a “ostentação por dinheiro, classe social” e deixam de lado os que menos têm?
O amor de Cristo tem que brilhar!
A beleza que permanece e que agrada a Deus não depende do quadro externo, mas é alcançada com equilíbrio da personificação do amor de Cristo e com cuidado do trabalho de Deus.
Karina Lira Guelere Oliveira