quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ser x Fazer

Gostei do texto e resolvi divulgar aqui no Verbo!

Pediram para pensarmos nos nossos próximos 20 anos e respondermos: O que eu quero fazer? Todos os tipos de metas. Admiráveis, algumas questionáveis, outras loucas ou estúpidas.

Sem querer parecer crítico desnecessariamente, penso que pediram para respondermos a pergunta errada. O que queremos fazer não é nem de perto tão importante quanto aquilo que queremos ser... é possível fazer um monte de coisas sendo zero como pessoa.

Fazer é normalmente ligado com uma vocação ou carreira; é o que vamos fazer da vida. Ser é muito mais profundo e está relacionado ao caráter, quem nós somos e como levamos a vida... no final das contas, ser se distancia do fazer porque você pode levar metade da sua vida tentando aperfeiçoar o seu ser, mas vale a pena. Ser é muito mais valioso, eterno e inspirador.

Lembra-se daquelas palavras familiares de Colossenses 3? Duas vezes podemos ler: “Tudo que fizerem... (v17,23). É quase como se o Senhor estivesse dizendo: “Não faz diferença o que seja, tudo o que fizerem...”. Mas, então, Ele imediatamente cita coisas que têm a ver com o ser, tais como ser grato, atencioso, obediente, sincero e diligente. O mesmo padrão. Deus enfatiza ser mais do que fazer.

Deste modo, você está dando importância às coisas que realmente contam? É útil perguntar: O que você quer fazer? Mas enquanto você estiver seguindo por esse caminho, olhe profundamente para seu interior. Faça perguntas difíceis, como: O que eu quero ser?

Crescendo nas estações da vida – Dr. Charles Swindoll
Fonte: rpv-br.blogspot.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Planos para 2012


Quais são seus planos para 2012? Que tal aproveitar o fôlego dos primeiros dias do ano para traçar planos na sua vida com Deus?

Tomando como exemplo a 2ª carta de Paulo a Timóteo, podemos destacar 3 pontos importantes para fazer de 2012 um ano maravilhoso:

2 Timóteo 3.10: "Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança..."

Timóteo era um jovem pastor discipulado por Paulo. O apóstolo era para ele como um exemplo, um espelho, alguém com quem ele podia se abrir, dividir problemas, conquistas, pedir conselhos, um cristão que o encorajava, ensinava e corrigia.

Plano nº 1: Ser discípulo e discipulador. 

2 Timóteo 3.14-15: "Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus".

Plano nº 2: Ser cristão em família, orar juntos, ler a bíblia juntos, criar bases sólidas que permanecem por toda a vida.

2 Timóteo 3.16-17: "Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparada para toda boa obra".

Plano nº 3: Dar a devida importância para a Palavra de Deus no meu dia-a-dia. Ler a bíblia somente aos domingos durante o culto não é suficiente.

Pronto! Temos aqui 3 resoluções para o ano novo. Parece pouco mas vamos precisar da graça de Deus para realizá-las.

Só para reforçar, você pode ler essa lista em voz alta:

  • Em 2012 eu vou caminhar lado a lado com alguém que seja um cristão exemplar e eu também vou ser exemplo para outras pessoas;
  • Em 2012 eu vou cuidar para que Deus esteja presente na minha família, vou ler a bíblia e orar com meus filhos, pais, esposa, marido...;
  • Em 2012 eu vou ler e meditar na bíblia todos os dias, nem que seja apenas um versículo.
Feliz ano novo para vocês!