segunda-feira, 18 de abril de 2011

Zé Ninguém


Alguns tem o costume de escrever versículos em post-its e colar em algum lugar bem visível para lembrar sempre. A história de Gideão veio para mim como uma passagem post-it, algo que eu devo lembrar sempre. Pena que ela é muito grande e não cabe num post-it.

Na época em que viveu Gideão, os israelitas estavam há sete anos sendo dominados pelos midianitas. Eles destruiam até as plantações e "não deixavam nada para os israelitas viverem - nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento" (Juízes 6.1-6).
Há sete anos na mesma situação, sem perspectiva de mudança. Porém eles pediram socorro a Deus e é aí que Gideão entra na história.

Você sabe quem era Gideão? Vou deixar que ele mesmo se apresente: "A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés e eu sou a pessoa menos importante da minha família" (Juízes 6.15). Ou seja, Gideão era o famoso Zé Ninguém!

Deus escolheu Gideão, um Zé Ninguém, para libertar Israel dos midianitas. Disse o Senhor: "Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem" (Juízes 6.16).

Depois de confirmar duas vezes se Deus estava mesmo falando aquela loucura para ele, Gideão juntou um exército de 32.000 homens para lutar. Por duas vezes Deus pediu a Gideão que reduzisse o número de soldados até que ele ficasse com apenas 300 homens. Deus disse a Gideão: "Você tem gente demais e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda" (Juízes 7.2).

Se lutassem com 32.000 soldados os israelitas estariam em desvantagem de 4 contra 1. Com 300 soldados a desvantagem cresceu ainda mais. Cada israelita deveria lutar contra 450 midianitas! 

Se você conhece a história, sabe que os israelitas venceram e se livraram dos midianitas (se você não conhece a história, leia Juízes capítulos 6, 7 e 8).

Essa história tem muitas lições que não cabem em post-its e nem em um texto do Verbonline. Mas o que Deus quer me lembrar hoje é que, não importa há quanto tempo uma situação esteja acontecendo, e não importa o quão Zé Ninguém eu sou, Deus pode agir e mudar o rumo da minha história. Mas quem faz isso é Ele, afinal, não posso lutar contra 450 midianitas sozinha! Quero lembrar disso todos os dias. Onde posso colar um post-it?

Aline Cândido

Nenhum comentário: