sábado, 23 de abril de 2011

Ele vive!


Porque vivo está, o amanhã enfrento.
Sim, vivo está! Não temerei!
Pois eu bem sei que é dele o meu futuro,
E a vida vale a pena, Cristo vivo está!
(Hino 137) 

Sim, a melhor notícia de todos os tempos veio num domingo pela manhã bem cedo. As mulheres foram ao túmulo de Jesus levando os perfumes que haviam preparado. A pedra que fechava a entrada não estava mais ali. Também não havia mais corpo algum, apenas dois anjos que disseram a elas:
"-Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? [...] Ele foi ressuscitado!" (Lucas 24.5-6)

As mulheres voltaram e contaram tudo aos outros discípulos mas alguns resistiram em crer.
Quantas pessoas você conhece que ainda resistem em crer? "Jesus lhes disse: -Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!" (Lucas 24.25)

Eu demorei 18 anos para entender o domingo de Páscoa. A partir do momento que eu entendi e cri que Jesus estava vivo, minha vida mudou. Meus olhos foram abertos assim como os dos discípulos de Emaús que iam conversando pelo caminho e foram surpreendidos por Jesus. "Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?" (Lucas 24.32)

Até hoje meu coração queima pois Jesus fala comigo através da Bíblia! Os mortos não falam, mas Ele vive! (Há quanto tempo você não fala com Jesus tendo consciência de que Ele está vivo?).

Jesus está vivo e todos os dias fala a nós como falou aos primeiros discípulos: "Que a paz esteja com vocês!" (Lucas 24.36)

Que tipo de paz o mundo nos dá? A paz momentânea de um silêncio, de umas férias, de um isolamento? Que tal ter paz no meio do caos? Uma paz que vem de dentro para fora e não o contrário.

"Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou. Não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. [...] Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês" (João 14.27-28)

Jesus, que está vivo, abriu meus olhos e me deu paz. "Está escrito que [...] no nome dele, a mensagem sobre arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém" (Lucas 24.47).

Essa é mensagem da Páscoa. Cristo vive! Cristo vive em mim e eu espalho a sua mensagem.

Feliz Páscoa!

Aline Cândido

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Zé Ninguém


Alguns tem o costume de escrever versículos em post-its e colar em algum lugar bem visível para lembrar sempre. A história de Gideão veio para mim como uma passagem post-it, algo que eu devo lembrar sempre. Pena que ela é muito grande e não cabe num post-it.

Na época em que viveu Gideão, os israelitas estavam há sete anos sendo dominados pelos midianitas. Eles destruiam até as plantações e "não deixavam nada para os israelitas viverem - nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento" (Juízes 6.1-6).
Há sete anos na mesma situação, sem perspectiva de mudança. Porém eles pediram socorro a Deus e é aí que Gideão entra na história.

Você sabe quem era Gideão? Vou deixar que ele mesmo se apresente: "A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés e eu sou a pessoa menos importante da minha família" (Juízes 6.15). Ou seja, Gideão era o famoso Zé Ninguém!

Deus escolheu Gideão, um Zé Ninguém, para libertar Israel dos midianitas. Disse o Senhor: "Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem" (Juízes 6.16).

Depois de confirmar duas vezes se Deus estava mesmo falando aquela loucura para ele, Gideão juntou um exército de 32.000 homens para lutar. Por duas vezes Deus pediu a Gideão que reduzisse o número de soldados até que ele ficasse com apenas 300 homens. Deus disse a Gideão: "Você tem gente demais e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda" (Juízes 7.2).

Se lutassem com 32.000 soldados os israelitas estariam em desvantagem de 4 contra 1. Com 300 soldados a desvantagem cresceu ainda mais. Cada israelita deveria lutar contra 450 midianitas! 

Se você conhece a história, sabe que os israelitas venceram e se livraram dos midianitas (se você não conhece a história, leia Juízes capítulos 6, 7 e 8).

Essa história tem muitas lições que não cabem em post-its e nem em um texto do Verbonline. Mas o que Deus quer me lembrar hoje é que, não importa há quanto tempo uma situação esteja acontecendo, e não importa o quão Zé Ninguém eu sou, Deus pode agir e mudar o rumo da minha história. Mas quem faz isso é Ele, afinal, não posso lutar contra 450 midianitas sozinha! Quero lembrar disso todos os dias. Onde posso colar um post-it?

Aline Cândido