quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Espírito Santo

Depois de morrer e ressuscitar, Jesus apareceu a mais de 500 pessoas por 40 dias (1Coríntios 15.6). Era necessário que os discípulos soubessem e tivessem certeza de que ele não era um fantasma. “Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho!” (Lucas 24.39). Jesus fez com que “caísse a ficha” dos discípulos e eles passaram a entender as escrituras que falavam a respeito do Messias na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos (Lucas 24.44).

Depois de crerem na ressureição de Cristo, eles estavam prontos para o que viria depois. Jesus disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra... Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” (Atos 1.8;5).

Todos os que creram no evangelho foram batizados nas águas. O batismo nas águas marca o início de uma nova vida, indica o relacionamento de uma pessoa com Cristo. Jesus também foi batizado e na ocasião uma pomba desceu sobre ele - esse era o sinal que João Batista esperava para saber quem era o escolhido de Deus. “Então João deu o seguinte testemunho: ‘Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus’” (João 1.32-34).

Mas então o que é ser batizado com o Espírito Santo?

Jesus disse que os discípulos receberiam PODER quando fossem batizados com o Espírito Santo. A palavra traduzida como "poder" vem do grego “dynamis”, que é a raiz de palavras como dinamite e dinâmico. Ou seja, o poder do Espírito Santo não é simplesmente uma explosão, mas uma explosão contínua, uma energia constante.

Isaías escreveu que o Espírito de Deus “dá sabedoria e entendimento, traz conselho e poder, dá conhecimento e temor do Senhor” (Isaías 11.2). O Espírito Santo ilumina, regenera, santifica e transforma! Ele dá aos cristãos tudo o que eles precisam para servir a Deus. Basta ler em Atos 2 o que aconteceu com os discípulos depois de terem recebido o Espírito. Passaram de medrosos a destemidos, e isso foi só o começo.

O batismo do Espírito Santo em Atos veio acompanhado de grandes acontecimentos como um vento forte, línguas de fogo e idiomas falados em várias nações do mundo. Mas maior do que isso é o poder que começa invisível dentro de nós e nos transforma completamente. Passamos a viver, falar, pensar e agir de maneira diferente, e a nossa vida passa a ser espelho da vida de Jesus. “Receberão poder e serão minhas testemunhas...”.

“Mas quanto a mim graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado” (Miquéias 3.8)

Nenhum comentário: