Quando começamos a caminhar com Deus as coisas mudam um pouco de figura. Quando o Espírito Santo passa a habitar em nós, Ele nos alerta muitas vezes e nos mostra o caminho que devemos seguir. Depois de orar e consultar Deus, muitas vezes já senti no coração uma inclinação para mudar de direção. Outras vezes Deus falou comigo através de alguma palavra que li na Bíblia ou escutei em pregações. “Essa palavra foi pra mim!”. Qual cristão já não passou por isso ao ouvir alguma mensagem que tocou profundamente seu coração? Outras pessoas experimentam visões e sonhos que servem de alerta para uma situação no futuro.
Mas não são raros os momentos em que parece que Deus está mudo. A gente clama, ora, jejua, lê a Bíblia, louva, ouve pregações e nada. Nenhum quentinho no coração, nenhuma paz que aponta a direção, nenhum sinal, nenhuma certeza de que caminho seguir, de como agir, de que rota escolher diante de uma bifurcação.
Algumas vezes Deus nos ensina previamente, outras vezes nos ensina pelo caminho.
“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte...” diz Davi no Salmo 23.
Deus não poderia livra-lo de passar pelo vale? Certamente sim. Mas Deus escolheu conduzi-lo pelo vale, ensina-lo na dificuldade.
“… não terei medo de nada. Pois Tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges” Salmo 23.4
Você já passou por isso? Já lamentou não ouvir a voz de Deus e passar por situações difíceis na vida? Eu já. Mas agora sei que Deus está comigo, me conduzindo e ensinando em meio às dificuldades. Em todas as situações Deus nos ensina a confiar nEle. Leva uma vida para aprendermos!
“Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus” 1Tessalonicenses 5.16
Aline Cândido