quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O invisível


Quem nunca ficou curioso para saber como era um formigueiro por dentro? Eu sim. O que não é visível aos olhos humanos fascina e nos deixa curiosos.
Eu tenho muita curiosidade para saber, por exemplo, o que Deus está fazendo enquanto oro sobre determinado assunto.
No livro de Daniel diz que assim ele começou a orar, Deus enviou o anjo Gabriel com a resposta da oração.

Enquanto eu estava falando e orando, confessando o meu pecado e o pecado de Israel, meu povo, e fazendo o meu pedido ao Senhor, ao meu Deus, em favor do seu santo monte; enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu e me disse: "Daniel, agora vim para dar-lhe percepção e entendimento. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. (Daniel 9.20-23)

Imagine que cenas veríamos se Deus nos mostrasse por um momento o que acontece no reino espiritual? Veríamos diálogos entre os anjos? Batalhas entre anjos e demônios? Talvez veríamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo comentando (ou mesmo rindo ou chorando) ao ouvirem algumas das nossas orações?

A bíblia tem 66 livros e muitas revelações de Deus para nós. Mesmo com tanto conteúdo, queremos decifrar o que não foi revelado, o que permanece invisível.

Minha curiosidade não tem fim, mas por ora, o que me basta é orar, crer e confiar de que o Deus que me vê em secreto, me recompensará (Mateus 6.18).

Ah, e sobre o formigueiro, alguns cientistas bastante curiosos descobriram exatamente como ele é por dentro. Quer ver? http://www.folhasocial.com/2013/10/biologos-enchem-formigueiro-com-cimento.html?m=1

Assim como eu fiquei surpresa com o tamanho e a estrutura de um formigueiro que mais parece uma cidade, talvez me surpreenda também com algumas respostas de oração que ainda estão invisíveis.

Vamos continuar construindo nosso formigueiro dia após dia em oração. 

Aline Cândido

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Veja só como eu cresci!


Cheguei em casa depois de uma longa viagem de trabalho. Meus filhos me cercaram na porta e disputavam meu abraço.
Enquanto me contavam as novidades, o mais novo me puxou pelo braço e disse: venha ver papai! Venha ver quanto eu cresci!

Na nossa família é costume fazer marcas na porta de tempos em tempos para acompanhar o crescimento das crianças. É incrível como às vezes elas tem surtos de crescimento!
Os dois me mostraram suas marcas no batente da porta e o mais velho perguntou: e vc papai? Quanto cresceu nesse tempo que ficou fora?

Fiquei pensativo. Para os meus filhos eu nunca paro de crescer. Sei que eles não pensaram nisso mas na minha mente pensei em crescimento espiritual.

No começo da vida cristã (assim como na infância) o crescimento é rápido e constante. Mas em algum momento da minha vida parei de crescer. As minhas marcas no batente são antigas... Quanto eu cresci espiritualmente quando comparado ao ano passado? E quando comparado ao mês passado?

Sei que Deus tem inúmeras maneiras de nos ajudar a crescer, mas não depende somente dEle. O crescimento físico é natural, mas o espiritual depende também do nosso esforço.


Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.
1 Coríntios 10:25
Preciso ler, ouvir e praticar a Palavra de Deus... olhando para os meus filhos pude perceber que não posso parar de crescer!


De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. 
Hebreus 5:12-14
 
Aline Cândido

Inspirado no devocional "Medindo o crescimento espiritual"- Livro Dia a Dia com Charles Swindoll