terça-feira, 20 de setembro de 2011

Diversidade


Tenho o costume de observar folhas. Estranho, né? Há quem goste de observar plantas, flores, pássaros… eu gosto de observar folhas. Você já reparou nos diferentes tipos, tamanhos, cores, texturas e desenhos das folhas? Fico impressionada com tamanha criatividade do nosso Deus.

Deus gosta da diversidade.

Somos 7 bilhões de pessoas no mundo, no entanto ninguém é igual a ninguém. E há quem queira colocar as pessoas em fôrmas ("o cristão tem que ser assim, assado, se vestir dessa maneira, falar dessa forma…").

Deus gosta da diversidade. Do contrário não teria criado um mundo tão diferente.

Quando se trata de dons e talentos, Deus também é criativo. Todo mundo tem talentos (habilidades naturais ou desenvolvidas durante a vida). Talentos para música ou artes são mais visíveis, porém há muitos outros tipos de talentos. Talento é aquilo que fazemos com desenvoltura e que nos dá satisfação. Quando usamos nossos talentos ficamos mais felizes e realizados.

Dons são dádivas, presentes de Deus àqueles que crêem em Jesus. Se você crê em Cristo como Senhor e Salvador, você já tem um dom, dado pelo Espírito Santo. E a diversidade de dons espirituais também é grande. Paulo escreveu uma lista deles na carta aos Coríntios, mas acredito que Deus não se limitou àquela pequena lista para nos presentear.

“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. “ 1 Coríntios 12:4-11

Deus fez isso para que a igreja dele fosse completa. No corpo humano cada membro desempenha uma função e todas são importantes. Da mesma forma na igreja cada pessoa tem um dom e todos são importantes. O dom é individual, mas ele deve ser usado para o bem comum. Quando usamos nosso dom, nos sentimos alegres e satisfeitos. Se não o utilizamos, nos sentimos frustrados.

E você já descobriu qual é o seu dom? E o que você tem feito com ele?
Lembre-se sempre que ele deve ser usado para o bem comum!

Aline Cândido

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Renovação

"Portanto meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele". Romanos 12.1-2

Talvez como eu, você já tenha lido esse texto várias vezes, no entanto, no último domingo, com a mensagem do Pr. Fernando, esse texto ganhou um novo sentido para mim e resolvi compartilhar aqui:

"Portanto meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam…"
Parece que Paulo está implorando aos irmãos para que façam algo para Deus. Se lermos este versículo em versões bíblicas mais tradicionais, o apelo fica mais dramático: "Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus…". Poderíamos ler: "Pelo amor dos meus filhinhos, façam algo para Deus!" (como se Deus precisasse disso).
No entanto, o que Paulo quis dizer é: "Vejam a misericórdia de Deus, vejam como Deus é bom! Ele nos ama independente de como somos, o que temos ou fazemos, e é por causa disso, desse amor incondicional que Ele tem por nós, que devemos oferecer algo a Ele. Não por obrigação, por medo, por superstição, mas simplesmente porque Ele nos ama."

"…se ofereçam a Deus como um sacrifício vivo, (santo) dedicado ao seu serviço e agradável a ele".
Sacrifício está ligado à morte. Antigamente faziam-se sacrifícios de animais (ou até de pessoas em algumas religiões) pois essa era a maneira como o povo buscava a misericórdia e o perdão de Deus. Quando Paulo escreve pedindo que os irmãos se ofereçam a Deus como um sacrifício vivo, ele não está pedindo que eles sacrifiquem animais nem se sacrifiquem no sentido de fazer um grande esforço, usar uma coroa de espinhos, dar todo o dinheiro para a igreja, carregar uma carga pesada… o que ele quer dizer com sacrifício vivo é: "o que antes estava destinado à morte agora deve viver. Não faça da sua vida um sacrifício morto, mas o que você tem de melhor, coloque para viver! Use seus dons e toda a sua capacidade a serviço de Deus. Faça diferença nesse mundo através da sua vida!"

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme…"
Você já ouviu um cristão falando do "mundo" como algo ruim, onde só existe pecado e perdição? Por que essa hipocrisia se todos nós vivemos no mundo? Não dá pra viver fora dele, a não ser que você seja um E.T. (rs). Algumas pessoas não acham correto a igreja usar a linguagem do mundo (músicas, roupas, internet, televisão…), porém todas essas coisas são externas. O que Paulo quis dizer aqui tem mais a ver com conformismo. É muito fácil uma pessoa aceitar passivamente e se conformar em viver no padrão do seu mundinho. "Eu nasci assim, vou morrer assim, esse é o meu destino". Se Moisés pensasse assim não teria libertado o povo do Egito. Se Josué pensasse assim, teria permanecido como escravo. Se Abraão pensasse assim, não teria saído da sua terra quando Deus o chamou. Esses homens saíram do molde, do conformismo, do que era esperado para as suas vidas. Eles deixaram que Deus os transformassem e conheceram a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Eu quero sair do conformismo, deixar que Deus me transforme renovando minha mente. Eu quero reconhecer a misericórdia de Deus todos os dias na minha vida e por isso mesmo quero oferecer um sacrifício vivo a Ele. Como disse John Piper em um de seus sermões: "Não desperdice sua vida". Jesus nos dá vida e vida em abundância. Que eu saiba vivê-la, que a minha vida tenha um propósito e que assim eu conheça a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável.

Que assim seja.

Aline Cândido

Clique aqui para assistir a mensagem que deu origem a esse texto.