segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Operação 4 por 1


Jesus sempre evangelizava a partir das necessidades da pessoa (por exemplo: à mulher samaritana pediu água, quando queria oferecer a ela Água da Vida - João 4).

Em Marcos 2.1-12, quatro pessoas levaram um homem paralítico ao encontro de Jesus.
Pense no paralítico e em sua maca. Como fazer para transportá-lo? Carregar um paralítico sozinho é difícil, em dois é mais fácil, mas em quatro pessoas é muito melhor!

Esses quatro homens fizeram "a ponte" entre o necessitado e Jesus. Talvez você não conheça um paralítico, mas ao nosso redor existem muitas pessoas paralisadas emocionalmente: pessoas que romperam relacionamentos, perderam entes queridos ou estão desempregadas, podem estar paralisadas. Como ajudá-las? Levando-as até Jesus.

Em Marcos 2.1-12 descobrimos 4 princípios para evangelização. Podemos chamá-los de Operação 4 por 1.

O primeiro passo para evangelizar alguém é ter COMPAIXÃO da pessoa. Um dos homens que levou o paralítico percebeu a necessidade dele (se compadeceu) e mobilizou outros para o ajudarem (MOBILIZAÇÃO).
Fazer algo sozinho é difícil, por isso é preciso compartilhar a ideia e mobilizar outras pessoas. "Melhor é serem dois do que um… porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro" (Eclesiastes 4.9-10).

Ao chegarem na casa não conseguiram levar o paralítico até Jesus por causa da multidão reunida ali. Por isso tomaram a iniciativa ousada e criativa de fazer uma abertura no teto e baixar a maca em que estava deitado o homem (AÇÃO TRANSFORMADORA).

Jesus, vendo a fé daqueles homens (CONVICÇÃO), perdoou e curou o paralítico. Aleluia! Sucesso na operação 4x1!

Assista aqui ao vídeo da pregação que inspirou este texto.

Aline Cândido

-----

Referência bíblica:
-->
Marcos 2.1-12: "Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”
Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”"

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Jesus com você no fundo do poço


João 5

No tanque de Betesda costumava ficar um grande número de pessoas doentes e inválidas (cegos, mancos e paralíticos),  sem perspectivas, marginalizadas pela religião e pela sociedade, cuja única esperança era uma superstição:  a de a cura estava reservada a primeira pessoa que entrasse naquele tanque, assim que as águas começassem a se movimentar.

Ninguém queria ir até aquele lugar nem ter contato com aquelas pessoas. Tanto que Jesus foi até lá sozinho, nenhum discípulo o acompanhou. Ele se aproximou de um homem que era paralítico há 38 anos e perguntou : "Você quer ser curado?"

A pergunta nos parece óbvia, mas existem pessoas que estão há tanto tempo no fundo do poço que se acostumam e não querem mais sair de lá.

Não era o caso daquele homem, ele queria ser curado. O problema dele era outro: ele não tinha amigos, nem ninguém que pudesse colocá-lo no tanque quando as águas se movimentassem.

Então, no mesmo instante, Jesus disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande". E o homem que esteve paralítico durante tantos anos pegou a maca e andou.

Graças a Deus nossa fé não está em superstições, mas, sim, em Jesus Cristo, filho de Deus.
Jesus vai aonde mais ninguém quer ir. A religião, a família, os amigos não fizeram nada pelo paralítico, mas Jesus sim. Ele nos encontra no pior momento da nossa vida (no fundo do poço) e nos tira de lá, se assim o desejarmos.

Jesus está disposto a encontrar contigo no fundo do teu poço. Mas você quer sair de lá?
Aline Cândido

Louvor no ônibus


Poucas vezes me sinto tão próxima de Deus quanto quando estou louvando. Não todas as vezes que canto louvores, no carro, no trabalho, enquanto faço outras coisas. Mas naquele momento (raro) quando me desligo de tudo para louvar a Deus, prestar atenção no que estou cantando, cantar pra Ele com toda minha alma, mente e coração - por inteiro. Isso aconteceu dias atrás quando estava indo pro trabalho de ônibus. De carro a gente não desliga, tem que prestar atenção no trânsito, no farol, no possível ladrão... mas de ônibus nem tanto.

Saí de casa com fones de ouvido e separei alguns louvores. Quando entrei no ônibus me desliguei de tudo (do trânsito, das pessoas, do calor, do coletivo lotado) e coloquei o foco nEle, somente nEle. As letras das músicas tornaram-se orações pessoais e eu fiquei emocionada. Tive vontade de levantar as mãos, fechar os olhos, chorar e entregar um pouco mais da minha vida a quem tudo me deu primeiro.

Como Deus é bom. Agradeci por aquele momento, fui trabalhar em paz e na companhia de alguém que, apesar de invisível, é refúgio, fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia.

Ps.: Só pra matar a curiosidade, eu estava ouvindo Leonardo Gonçalves. Destaque para as músicas "Minha fortaleza", "Livre sou", "Obrigado" e "Somente seu, Senhor".

Aline Cândido